terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal: esperança e amor.

Natal é época de renovar as esperanças em um mundo melhor e relembrar os ensinamentos de Cristo.
É hora de refletir e de mudar de atitude para que nos aproximemos de Nosso Senhor.
Segue texto fictício para reflexão.  
Os Animais de Jesus – texto adaptado de Ivana Maria França de Negri

Jesus retornou num dia de Natal, em forma de menino de rua e perambulou pelas ruas centrais de uma grande e movimentada cidade.
Caminhando pela metrópole, foi encontrando por toda parte, meninos como Ele, de pés descalços, famintos, com sede e muito frio, sem que nenhum transeunte, mesmo sendo a época festiva de Natal, parasse ao menos para dirigir-lhes uma palavra apenas que fosse, de conforto ou lhes desse alguma atenção. Passavam por eles sem vê-los, como se fossem feitos de matéria invisível, cada qual preocupado com seus afazeres banais, mas que consideravam muito importantes.
A noite caiu rapidamente e Ele sentia fome e frio. Pediu abrigo e Lhe foi negado. Pediu comida e as portas se fecharam. Resolveu dormir ali mesmo, sob um viaduto movimentado, onde pelo menos estaria abrigado da chuva.
Um cachorrinho branco aproximou-se de mansinho, abanou a cauda e aninhou-se ao seu lado. Talvez procurasse também um abrigo ou um pouco de calor e aconchego, ou mesmo um gesto de carinho. O Menino Jesus acariciou-lhe o pêlo macio e surgiu uma bela amizade. O animalzinho não se importava com sua condição de menino de rua e abanava o rabinho de contentamento e lambia-lhe as mãos demonstrando afeto.
Lembrou-se Jesus, que há dois mil anos, quando as portas de uma outra cidade também se fecharam a seus pais Maria e José, e, quando Ele, o Filho de Deus feito homem nascera humildemente numa gruta para salvar a Humanidade de seus pecados, foram outros animais que O acolheram e O aqueceram: um boi, um burrinho, muitos carneirinhos e também os passarinhos que vieram cantar para Ele.
Sim, a humanidade não tinha mudado em nada... Os Homens nada tinham aprendido. Quanta coisa os Homens teriam ainda que aprender! Coisas tão corriqueiras como a solidariedade, a compaixão, o respeito, o amor, enfim, valores simples, que a selva de pedra em que se transformaram as grandes cidades, soterrou definitivamente...

Um comentário:

  1. Se as pessoas seguissem essa linda frase não haveria nenhum tipo de crueldade com os animais nem com pessoas ... os que maltratam tem que enteder que animal sofre sim e muito .. mas isso não vale para eles ..
    Mas fica sempre o nosso pedido de se não ama pelo menos respeita os animais ...
    E nós protetores estaremos sempre aqui enquanto houver crueldade.

    ResponderExcluir