Posse Responsável - cuide bem de seu bichinho

Cuide bem de seu animal, pratique a posse responsável  

Cães e gatos são dependentes física e afetivamente dos seres humanos. Portanto, cuidar de um animal significa assumir total responsabilidade pelas suas atitudes, mantê-lo em perfeitas condições de saúde, ter cuidados, contenção e afeto.

Abrigo
Seu animal deve ter um local limpo, seguro e coberto onde ele possa se proteger do tempo. Esse local deve ser arejado e deve haver espaço para ele brincar e tomar sol quando quiser.
Evite deixar seu animal preso em correntes. Muitas pessoas mantém seus animais permanentemente amarrados e isso é crueldade.
Não tenha um animal para esquecê-lo acorrentado no canto de seu quintal.

Domiciliação
Seu bichinho não pode ter livre acesso à rua, pois pode se perder, ser vítima de acidentes ou crueldades. Tome as devidas providências para evitar que ele fuja ou saia sozinho. Não deixe o portão aberto e coloque telas nas janelas e portões, no caso de gatos.
Obs: Em apartamentos, telas de proteção nas janelas e sacadas são imprescindíveis para evitar acidentes.
Coloque plaquinha de identificação em seu cão ou gato, com seus telefones para facilitar encontrá-lo, caso fuja.



Saúde
Caso o seu bichinho fique doente ou se machuque, você deverá levá-lo imediatamente ao veterinário. Não seja negligente com a saúde de seu amiguinho!
É necessário também dar remédios para vermes periodicamente, vaciná-lo anualmente contra raiva e outras doenças, e aplicar anti-pulgas e carrapatos de acordo com orientação de um veterinário. Os filhotes precisam de 3 doses de vacina para ficarem protegidos.
Consulte sempre o veterinário para tirar suas dúvidas.


Alimentação
Deixe sempre à disposição de seu bichinho água limpa e fresca, e ofereça ração de boa qualidade e adequada à sua espécie e idade. Filhotes comem de 4 a 6 vezes ao dia e adultos devem comer 2 vezes ao dia.
Guarde a ração em recipientes fechados para melhor conservação. Lave sempre os potes de água e ração do seu amiguinho.
Com o animal bem alimentado, ele não terá certos problemas de saúde.

Higiene
Higiene é saúde!!
Para os cães é necessário tomar banho periodicamente com produtos adequados (sabão de coco, sabonete e shampoo especial para cães). Não esqueça de colocar um algodão nos ouvidos para não entrar água, e secá-los bem depois.
Quando estiver muito frio não dê banho no seu bichinho, pois ele pode se resfriar. 
Para os gatos, o procedimento é o mesmo, mas eles têm o hábito de se lamber para se limpar e  não precisam tomar banho com a mesma frequência dos cães. 
Escove sempre os pelos do seu cão ou gato. Hoje existem também produtos para a escovação de dentes.
É importante também manter o lugar que ele fica limpo. Para os gatos, deixe sempre a caixinha de areia limpa, pois eles não gostam de fazer as necessidades em caixinhas sujas.



Amor, Carinho e Passeios
A saúde psicológica do animal também é muito importante. Dê atenção e carinho a ele todos os dias. Os animais adoram brincar.
Os cães adoram passeios. Leve seu cão para passear, usando sempre coleira e guia, para evitar fugas e atropelamentos.
Caso ele seja bravo, é necessário utilizar a focinheira para impedir que ele agrida outro animal ou até mesmo pessoas.
Durante os passeios sempre recolha as fezes de seu animal.
Os gatos não se adaptam bem aos passeios. Para eles o bom mesmo é ficar em casa. Quando precisar transportar seu gato leve-o em gaiolinha apropriada para evitar que ele fuja e se perca.



Educação
Para um bom convívio com os humanos e com outros animais, você deverá socializar seu animal ensinando-o e acostumando-o a se relacionar.
Para isso, não agrida seu animal. Use técnicas de ensinamento e procure associar o que está ensinando a algo agradável para ele.
Os gatos não aceitam autoridade facilmente, por isso não espere muita obediência.



Castração
Castre seu animal, esse é o único método eficaz e saudável para evitar crias indesejadas.
Com a castração, você está contribuindo para a redução de animais de rua (você tem certeza do futuro dos filhotes de seu bichinho??) e para a saúde de seu animal, evitando uma série de doenças, como câncer.
A castração é uma prova de amor!
Leia mais sobre a castração em:
www.amparoanimais.blogspot.com/p/castracao-prova-de-amor.html